fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

VIII Jinterfil UFMA é transferido para 2021

A Comissão Organizadora da VIII Jornada Interdisciplinar de Filosofia (Jinterfil – UFMA) divulgou uma nota falando do adiamento do evento para o ano de 2021, em virtude da pandemia do novo coronavírus.

Veja na íntegra:

Comunicado Importante

A Comissão organizadora da VIII Jinterfil, no uso de suas atribuições, após discussão coletiva, deliberou que:

1 – em função do atual contexto sanitário e em respeito ao princípio de biossegurança, bem como visando preservar a saúde pública de todos os envolvidos, a VIII Jinterfil UFMA será transferida para o ano de 2021 (possivelmente para os dias 25, 26 e 27 de novembro);

2 – todos os alunos que tiverem interesse na devolução do valor das inscrições serão atendidos (nesse caso, basta enviar um e-mail para jinterfil2020@gmail.com, contendo nome completo e os dados bancários);

3 – aqueles que optarem manter a inscrição, terão assegurados os direitos já expostos no site no item “inscrição”;

4 – as inscrições e submissões de trabalhos serão suspensas, podendo vir a serem reabertas a partir do ano que vem;

5 – todos os palestrantes serão informados e será verificada a viabilidade de suas agendas para as novas datas.

Desde já, muito obrigado pelos envolvidos e estamos atentos e dispostos a realizar um evento marcado não só pela qualidade acadêmica, mas que esteja comprometido com o cuidado de seus participantes.

Sobre o evento

VIII Jornada Interdisciplinar de Filosofia (JINTERFIL) enquanto um projeto da área de Filosofia do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas (UFMA – MA), com sede no Campus de Pinheiro (MA) com o título “FILOSOFIA, CULTURA E INTERDISCIPLINARIDADE” visa contribuir para a formação continuada (saberes pedagógicos e epistemológicos) dos docentes e discentes da rede pública e da rede privada da grande área das ciências humanas bem como das áreas das humanidades.

O cenário educacional e sociopolítico do Brasil e, de modo específico, do Maranhão vem passando por profundas mudanças no sentido do aperfeiçoamento de suas práticas perante a efetivação de uma agenda política de cunho afirmativo. Nesse sentido, e como corolário de uma forma de gestão atinente ao contexto sociopolítico maranhense, todas as esferas da vida prática são afetas. A educação, a cultura e a perspectiva interdisciplinar não estão à margem desse processo! Ao contrário, elas se apresentam como condição constitutiva para a construção de uma sociedade melhor.

​A VIII JINTERFIL deve estar atinente e comprometida com o contexto educacional maranhense no intuito de aperfeiçoar a reflexão filosófica orientada à emancipação. Aliás, o tema da transformação, do qual é remissivo ao tema da VIII JINTERFIL, recepciona integralmente tanto a compreensão quanto a orientação curricular da (para) a área da filosofia disponibilizada no material didático-pedagógico da Secretaria de Educação (MA) / 2017. Daí que a orientação para o fomento e tomadas de decisão com o fito transformador deve ser não apenas um repto, mas um compromisso de uma universidade pública tal como a UFMA bem como todas as ações a ela vinculadas tais como a JINTERFIL que se propõe a encetar para um público bem definido (docentes e discentes da rede pública e da rede privada de ensino) possibilidades de se pensar e agir no fito da emancipação. Nesse sentido, a JINTERFIL vem contribuindo ao longo desses seis anos iniciais de eventos, e sempre contando com o apoio da FAPEMA, para o aperfeiçoamento de práticas sociopolíticas de caráter público mais notadamente com relação à educação no estado do Maranhão assim como para o aperfeiçoamento da formação dos docentes tanto da rede pública quanto da rede privada de ensino. A filosofia, portanto, enquanto um dos saberes constitutivos da grande área das ciências humanas, assume um caráter de mediação sociopolítica transformadora.

​A Jornada de Filosofia do Curso de Ciências Humanas, autocompreendida desde a sua gênese constitutiva como saber interdisciplinar, presente em vários campi da UFMA (JINTERFIL) visa ser essa modalidade de construção efetiva sociopolítica para o povo maranhense e mais especificamente com todos aqueles (as) que trabalham com o ensino da filosofia bem como das demais ciências humanas na medida em que se presta ao auxílio ao processo de formação tanto docente quanto discente mais notadamente, e não de forma específica, na rede pública de ensino.

​Nesse sentido, o labor dos docentes da UFMA – LCH no currículo da filosofia já apresenta alguns resultados práticos, a saber: a criação de curso na modalidade pós-graduação latu sensu (Especialização) de Filosofia no campus de Pinheiro bem como a formação de Grupos de Estudos Interdisciplinares. O apoio e o intercâmbio com outros docentes também é digno de nota e elemento importante em toda essa construção. A JINTERFIL, com todo o apoio da FAPEMA, em suas edições anteriores contou com a presença de outros docentes-pesquisadores de outras universidades sempre na tentativa de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da filosofia bem como na reflexão e no compromisso com a esfera social no Maranhão.

​Dentro desse contexto, por fim, é relevante destacar também que a realização da VIII JINTERFIL, em Pinheiro, está relacionado aos esforços empreendidos, ao longo dos últimos 6 (seis) anos, pelos docentes do componente curricular Filosofia, dos campi do continente da Universidade Federal do Maranhão, dentre os quais destacamos o CCHNST de Pinheiro. Isso tange particularmente aos avanços alcançados em diversas dimensões, dentre as quais é oportuno frisar as seguintes: 1- a criação do curso de Licenciatura em Ciências Humanas habilitação Filosofia em Pinheiro, avaliado em 2014 com nota 4,3 pelo Ministério da Educação, sendo que a nota máxima, naquele momento, era 5,0; 2- a criação do curso na modalidade pós-graduação latu sensu (Especialização) de Filosofia 3 no campus de Pinheiro; 3- realização regular de eventos científicos com o objetivo de divulgar a produção filosófica em meio à comunidade acadêmica e à sociedade maranhense,; 4 – formação de Grupos de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares, dentre eles o Grupo de Pesquisas em Teoria da Afetividade na Idade Moderna e Filosofias das Psicologias e das Psicanálises, funcionando no campus de Pinheiro da UFMA.