fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

UEMA e UFMA realizam Pint of Science para divulgar ciência do Estado

Por: Paula Lima - UEMA

A Universidade Estadual do Maranhão, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, realizam o Festival Internacional Pint of Science Maranhão, que acontecerá de 8 a 10 de setembro, com participação de todas as capitais do Brasil. No Maranhão, além de São Luis estará presente pela primeira vez Caxias, Bacabal e Imperatriz.

O evento, que é totalmente online é gratuito, objetiva tornar a ciência acessível ao público, de maneira descontraída e informal.

A inscrição e seleção das cidades brasileiras ocorreu em setembro do ano passado e os coordenadores locais são os responsáveis pela realização do evento em sua cidade. Contudo, este ano as quatro cidades do Maranhão resolveram realizar o evento de forma unificada online. Na organização além da UEMA está a Universidade Federal do Maranhão – UFMA trabalhando juntas para divulgar ciência do Estado.

“Entendemos que a divulgação científica para toda a sociedade é condição “Sine qua non” para a pesquisa científica em nosso país”, disse a coordenadora do Pint of Science de Caxias-MA e vinculada ao quadro permanente de professores do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade, Ambiente e Saúde da Universidade Estadual do Maranhão (PPGBAS/UEMA), Profa. Dra. Thaís Barreto Guedes.

Sobre o evento

O Festival nasceu na Inglaterra, em 2012, idealizado por pesquisadores do Imperial College London que acreditavam ser necessário proporcionar discussões científicas fora do ambiente acadêmico. De lá para cá, o evento cresceu – em 2019 milhares de pesquisadores, simultaneamente, em 400 cidades e 24 países compartilharam e discutiram suas descobertas com pessoas em pubs, bares, restaurantes e até mesmo cafés.

O Pint of Science foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015 em São Carlos-SP. Na última edição de 2019, o festival contou com 85 cidades brasileiras com público de 34 mil pessoas.

Em 2020, por conta da pandemia causada pelo Sars-Cov-2 que causa a Covid-19 o evento que aconteceria em Maio no país teve sua versão presencial cancelada. Agora o desafio é fazer a melhor versão do Pint of Science Online do Mundo.

Clique aqui para mais informações

Site Pint of Science Programação Caxias-MA (PPGBAS/UEMA)