fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Curso de Ciências Humanas do Campus Codó lança livro sobre ética e filosofia

Por: Hugo Oliveira - UFMA

O curso de Ciências Humanas do Câmpus Codó lançou recentemente um livro intitulado “Ética & Filosofia: Gênero, Raça e Diversidade Cultural”. A obra trata de temas já estudados na V Jornada Interdisciplinar de Filosofia (Jinterfil), que ocorreu em dezembro de 2017, no Câmpus de Codó da UFMA, organizada por professores de vários câmpus da Instituição. O trabalho também conta com grandes nomes da filosofia nacional e da América Latina como Haddok Lobo e Renato Nogueira.

Além da contribuição ao campo da filosofia e da ética, o objetivo da obra é estimular os discursos interdisciplinares das ciências humanas. A obra serve também para mostrar que, com base nas ciências humanas, é possível observar a realidade, o posicionamento e a crítica, promovendo a transformação social.

O livro foi elaborado por meio de resultados oriundos da Jinterfil, que é um evento que foi originado em Grajaú, mas, ao longo do tempo, foi ganhando espaço em outro câmpus da UFMA, contando com a participação de vários estudiosos da área. É considerado o maior evento de filosofia do Maranhão e tem como sua principal característica a itinerância.

Uma das organizadoras do livro, Franciele Santos, disse que se sente muito grata aos autores pela participação na obra. “Trago a felicidade de poder lançar essa obra interdisciplinar que versa com base no olhar. Juntamente com o professor Diogo Correia, essa articulação com diversos pesquisadores tem por intenção primordial trazer esses atravessamentos da discussão filosófica”, comentou.

O livro tem 501 páginas e está disponível para baixar gratuitamente.