fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Campus Barra do Corda abre inscrições para seminário nacional de Humanidades

Evento virtual organizado por grupo de pesquisa do Campus Barra do Corda discutirá questões como meio ambiente, povos tradicionais, gênero, e educação no Sertão Maranhense

Por: IFMA

Seminário Nacional de Humanidades do IFMA
Seminário Nacional de Humanidades do IFMA

Com o tema “Regionalismo, Memórias e Sertão Maranhense: representações, linguagens, territorialidade e poder”, o Grupo de Pesquisa das Ciências Humanas (HOMINIBUS), atuante no campus do IFMA em Barra do Corda, promoverá a primeira edição do Seminário Nacional Virtual de Humanidades do IFMA. Programado para o período de 20 a 23 de outubro de 2020, o evento será transmitido por meio do Google Meet, em razão das restrições provocadas pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo os organizadores, o Seminário tem como público-alvo estudantes do ensino médio e técnico, da graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores. A proposta é discutir questões importantes no contexto do Sertão Maranhense, relacionadas às temáticas: meio ambiente, sustentabilidade, povos tradicionais, gênero, relações étnico raciais, e educação.

Inscrição e submissão de trabalho

Para participar como ouvinte, deve-se realizar a inscrição na página oficial do evento (link abaixo), no período de 31 de agosto a 1º de outubro. No caso de submissões para apresentação de trabalho, no formato resumo, o prazo para inscrever-se segue até o dia 25 de setembro, também na página do evento. O participante deve filiar-se a uma das seguintes sessões temáticas: (1) Meio Ambiente, Território e Sustentabilidade: um olhar para o Cerrado Maranhense; (2) Povos tradicionais e Sertão Maranhense: memória, linguagens e representações; (3) Sertão Maranhense: gênero, relações étnico raciais, diversidade e poder; e (4) Educação e ensino no Centro Sul Maranhense: práticas e representações.

Os trabalhos aprovados e apresentados serão publicados, ao final do evento, no formato de Anais com ISBN.

Em qualquer uma das modalidades de participação (ouvinte e/ou apresentador de trabalho), haverá a cobrança de taxas simbólicas nos valores de R$ 5 (estudantes do ensino médio/técnico e da graduação), e de R$ 10 (estudantes da pós-graduação, professores e pesquisadores). No fim do Seminário, todos os participantes receberão um certificado com carga horária de 32h.

As normas e orientações para a realização da inscrição, bem como para a submissão de trabalhos devem ser acessadas diretamente na página do evento.

I Seminário Nacional Virtual de Humanidades do IFMA