fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Historiador na Vanderbilt University abrirá a I Jornada Virtual Maranhão Colonial nesse sábado, 26

Por: Maiara Pacheco - UFMA

I Jornada Virtual Maranhão Colonial ocorrerá nesse sábado, 26 de setembro
I Jornada Virtual Maranhão Colonial ocorrerá nesse sábado, 26 de setembro

Membro do Slaves Societies Digital Archive e historiador na Vanderbilt University, o historiador Alexandre Pelegrino ministrará a conferência de abertura de tema “Escravidão indígena e escravidão africana no Maranhão colonial: aproximações, sobreposições e diferenças” da primeira Jornada Virtual “Cenários do Viver no Maranhão Colonial”, nesse sábado, 26, a partir das 9h30. A Jornada Virtual será realizada por meio da plataforma Google Meet.

programação contará com duas mesas-redondas, quatro comunicações, além das rodadas de perguntas. Os participantes receberão certificação de seis horas, e as inscrições devem ser feitas por meio do Sistema de Gestão de Eventos (SIGEventos) da UFMA.

O evento ocorrerá durante todo o sábado com o objetivo de apresentar estudos sobre o Maranhão colonial com base em sua diversidade, bem como das superposições e das diferenças verificadas nas tramas de sua dinâmica cotidiana. Um painel de pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do grupo de pesquisa será exposto no decorrer das atividades da Jornada, com temáticas sobre a história do Maranhão no período colonial.

A I Jornada Virtual “Cenários do Viver no Maranhão Colonial” é realizada pelas professoras Antônia da Silva Mota, Maria da Glória Guimarães Correia e Marize Helena de Campos,  do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Rede do Ensino de História da UFMA (ProfHistória), além do professor Raimundo Inácio Araújo, docente do mestrado do ProfHistória e do Colégio Universitário (Colun).