fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Seminário Internacional Erradicação do Racismo na Educação Superior: Modos de Contestar e Ocupar ocorrerá em outubro

Será realizado nos dias 5, 7 e 9 de outubro, o Seminário Internacional Erradicação do Racismo na Educação Superior: Modos de Contestar e Ocupar, com o objetivo de refletir e levantar propostas que, de fato, sejam parte dos caminhos para mudança ou transformação no âmbito dos currículos, do acesso, permanência e continuidade de trajetórias acadêmicas de pessoas indígenas e negras.

O evento internacional contará com a participação de intelectuais negros e negras, e de indígenas que apontarão, em diversos contextos da educação superior, a presença das mais variadas formas de racismo.

A comissão organizadora do evento compreende que esses relatos não são isolados e representam um modus operandi [modo de operação], mas, sim, exemplos consequentes da construção restrita de currículos, da falta de ações afirmativas, do desafio de permanência no ensino superior e continuidade nas carreiras acadêmicas.

Nesse sentido, pessoas negras e de povos originários, nos mais diversos países latinoamericanos, ainda são vistas com desconfiança intelectual e sofrem discriminação racial como se não tivessem o direito a este lugar de produção de conhecimento. No entanto, observa-se que estes corpos são produtores de saber e o reconhecimento deles proporciona uma ampliação de perspectivas nos espaços acadêmicos, bem como abre possibilidades efetivas de erradicação do racismo.

É a compreensão de como, nesse contexto, operadores racistas atuam para a retirada de direitos fundamentais que mobiliza para a proposição do Seminário Internacional Erradicação do Racismo na Educação Superior: modos de contestar e ocupar.

Clique aqui para se inscrever gratuitamente no evento, que ocorrerá de forma on-line, pela plataforma do Google Meet.

Inscrições para certificado, clique aqui