fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Minicurso abordará tema sobre o ensino da cultura e história dos povos indígenas

Por: Kelle Dias - UFMA

Nos dias 6 e 7 de outubro, às 18h, será ministrado o minicurso “Os Ka’apor e a Lei 11645/08”. O evento é uma iniciativa do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica da Universidade Federal da Amazônia (Procad-AM), em parceria com a UFMA, a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). O evento tem por objetivo oferecer suporte teórico, prático e metodológico aos educadores na abordagem da cultura e história indígena na sala de aula, por meio da abordagem específica da cultura e história do povo indígena residente no Maranhão, os Ka’apor.

No minicurso será apresentada a Lei 11.645/2008, que trata da obrigatoriedade sobre o ensino da cultura e história dos povos indígenas, africanos e afro-brasileiros na formação do Brasil. Será abordada uma proposta de aplicação desta lei em sala de aula, a partir do tema gerador da Arte plumária e história do povo Ka’apor.

A professora Larissa Menendez, uma das palestrantes do minicurso, falou sobre o assunto que será abordado: “No minicurso vamos falar da história do povo Ka’apor e sobre sua cultura material, especificamente da arte plumária e das terminologias corretas que devem ser tratadas para abordar a temática indígena”.

O minicurso é gratuito e destinado a educadores, com direito a certificado de participação. Não há a necessidade de inscrição, basta acessar o link da sala virtual do Google Meet.