fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Abertas as inscrições para o III Congresso Nacional de Educação da UEMASUL

Com a temática “Formação docente e os desafios do estágio supervisionado”, o congresso promoverá discussões acerca do Estágio Curricular Supervisionado e sua contribuição para a formação do futuro docente.

Por: Assessoria de Comunicação UEMASUL

Estão abertas as inscrições para o III Congresso Nacional de Educação da UEMASUL, que seguem até o dia 10 de janeiro de 2021. Para submissão de trabalhos, o prazo é até o dia 2 de novembro. O evento ocorrerá de 25 a 29 de janeiro de 2021, de forma remota, e abordará o tema “Formação docente e os desafios do estágio supervisionado”.

Para submeter trabalhos, é necessário estar atento às orientações disponíveis na página do evento, como por exemplo, garantir a relação com um dos 24 eixos temáticos propostos pelos GTs; outro ponto é a obrigatoriedade da inscrição no evento de pelo menos um dos autores. A submissão de resumos é gratuita e cada participante poderá enviar somente um resumo como autor principal e no máximo dois coautores.

As duas edições anteriores, realizadas em 2010 e 2012, ocorreram no antigo Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (UEMA/CESI), agora UEMASUL. À época, as edições foram organizadas pelo departamento de Letras, com o principal objetivo de mobilizar gestores públicos, educadores, dirigentes de instituições privadas, pesquisadores e alunos para discutirem o papel das licenciaturas no processo de formação profissional do educador.

Na edição de 2021, o III Congresso Nacional de Educação promoverá discussões acerca do Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e sua contribuição para a formação do futuro docente numa concepção de estágio como pesquisa.

Para a professora e uma das organizadoras, Diana Barreto Costa, a proposta do congresso é de fundamental importância para os educadores da região. “O aumento quantitativo de Instituições de Ensino Superior em nossa região exige que seus representantes avaliem e reflitam sobre a qualidade do conhecimento dos egressos, sobretudo, a dos cursos de Licenciatura, cujos profissionais atuarão nas redes Pública e Particular de Ensino”.

O congresso é organizado pelo Centro de Ciências Humanas, Sociais e Letras (CCHSL), por meio dos cursos de Pedagogia, Letras – Língua Portuguesa e Letras – Língua Inglesa, dos campi Imperatriz, Açailândia e Estreito para um público de estudantes e profissionais da área educacional.

Na programação  dos cinco dias do evento constam webinários/palestras, minicursos e apresentações de trabalhos, com foco na divulgação de resultados das experiências docentes e discentes sobre a importância do Estágio Curricular Supervisionado nos cursos de Licenciatura, e a qualidade do processo de formação do professor.