fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

UEMASUL promove I Ciclo de palestras de Medicina de Aves Silvestres

Por: Assessoria de Comunicação - UEMASul

No dia 13 de outubro teve início o I Ciclo de palestras de Medicina de Aves Silvestres (CIMEAS) que segue até o mês de novembro, em dias alternados: 23 e 29 de outubro e 5, 10, 18 e 24 de novembro, de forma online e gratuita. No total, são sete palestras, promovidas pelo Grupo de Estudos de Animais Selvagens de Imperatriz (GEAS Itz), da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O evento é destinado aos estudantes e profissionais da Medicina Veterinária, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as aves silvestres.

De acordo com o diretor do curso de Medicina Veterinária da UEMASUL, professor Leonardo Moreira, a escolha do tema deve-se ao fato de que as aves correspondem à maior rotina do médico veterinário de animais silvestres. “Essas aves são animais que frequentemente são levados aos atendimentos clínico e cirúrgico do médico veterinário, que é pouco preparado para atendê-los durante a graduação. Eles são mais preparados para atender animais de estimação (cachorros e gatos) e de produção (bovinos e equinos) e na nossa região muitas pessoas criam papagaios como pet, por exemplo. Quando este animal precisa de atendimento, levam-no ao veterinário”, destaca.

Em todo o estado, também tem-se o resgate de outras aves silvestres por parte do IBAMA e do Corpo de Bombeiros, que geralmente estão machucadas e precisam de atendimento especializado com um médico veterinário, assim como pequenas aves de gaiola, que são criadas de forma legalizada. A maioria das aves são animais exóticos, como periquito australiano, calopsita e outros, que não são da fauna brasileira, mas são criadas na Região Tocantina.

A estudante do 7º período do curso, Kryscia Beatriz, que também é membro da Comissão Organizadora do evento, destaca a escolha dos palestrantes: “Por não termos profissionais que cuidam especificamente destas aves, nós decidimos trazer palestrantes de fora, que irão falar sobre os desafios da rotina do médico veterinário que atua nessa área”, pontua.

O I CIMEAS terá certificação de acordo com a palestra assistida, totalizando uma carga horária de 12 horas. Cada palestra tem a duração de 1 hora e 30 minutos e, ao final de cada palestra, será disponibilizado um link para registro de frequência dos participantes. A transmissão do evento será pelo Google Meet e pelo Youtube, com link disponível no Instagram do Grupo de Estudos de Animais Selvagens (GEAS Itz) da UEMASUL, a partir das 19h30. Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato pelo número: (99) 99196-4873.

Confira aqui a programação completa do I CIMEAS.