fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

UEMASUL realiza a XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa

Por: Assessoria de Comunicação - UEMASul

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) é uma das parceiras da XV Jornada Nacional de Linguística e Filologia de Língua Portuguesa realizada pelo Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos (CiFEFiL). As inscrições estão abertas e podem ser feitas até o dia 02 de novembro.  A jornada ocorre simultaneamente em todos o país, em várias instituições de ensino superior, em comemoração ao “Dia Nacional da Língua Portuguesa”, que foi instituído pela Lei Nº 11.310, de 12 de junho de 2006.

Para submissão de trabalhos, os interessados tem até o dia 30 de outubro para efetivar a inscrição, por meio do site do evento. O valor da inscrição pode sofrer alteração considerando a data do pagamento e o nível de participação: sem apresentação de trabalho (ouvinte), a partir de R$ 10,00 e com apresentação de trabalho, a partir de R$ 60,00.

Graduandos só podem inscrever suas propostas em coautoria com um professor orientador. Serão aceitos trabalhos que abordem aspectos da Língua Portuguesa em diversos campos do conhecimento, tais como: Literatura, Linguística, Ensino de línguas (materna e estrangeira), História, Artes Visuais e da Cena, Música, Biblioteconomia, Filosofia, Arquivologia, entre outros.

O coordenador do Mestrado em Letras da UEMASUL, professor Dr. Gilberto Freire de Santana destaca a importância da interação entre as universidades em eventos como este. “Este evento é importantíssimo para o Mestrado e para a nossa universidade, que foi recém-criada, e estamos dando os primeiros passos nessa especialização e é importante darmos passos largos, onde dentro deles está essa ideia de parceria, de intercâmbios com outras universidades. A XV Jornada está nos dando essa oportunidade de estreitarmos as relações”,

A programação desenvolvida pela UEMASUL conta com palestra, mesas-redondas e apresentações de trabalhos e será transmitida pelo canal da UEMASUL no Youtube.

PROGRAMAÇÃO DA XV JNLFLP

Dia 05 (quinta-feira)

8h – Recepção aos participantes.

8h30 – Solenidade de Abertura.

9h45 às 11h15 – 1ª sessão de Mesas-Redondas

Temas:

  • Linguagem, ensino e inclusão/coordenadora: Profa. Dra. Maria da Guia Taveiro Silva (UEMASUL).
  • Ensino da linguagem na Educação de jovens, adultos e idosos e a prática linguístico-pedagógica inclusiva, com a Profa. Dra. Miliane Nogueira Magalhães Benício (FUG).
  • Saberes e práticas na formação docente direcionada à inclusão, com a Profa. Ma. Ana Claudia de Sousa Alves (FEST).
  • Redação Vestibular: propostas e entraves, com a Profa. Dra. Kerly Karine Pereira Herênio (IFMA).
  • Literaturas indígenas: poéticas em terras de saberes ancestrais/coordenadora: Profa. Dra. Lilian Castelo Branco (UEMASUL). A mesa-redonda se dedicará a discutir sobre literaturas indígenas e, em especial, a relação com o ensino e as possibilidades de contribuição para o letramento para a diversidade e as relações étnico-raciais, apresentando as riquezas das epistemologias dos saberes ancestrais.
  • Convidadas: Profa. Silvia Krikati, Escritora, Geógrafa e intelectual indígena Márcia Kambeba, Profa. Dra. Ilma Maria de Oliveira Silva (UEMASUL).

11h30 – Comunicações

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h às 15h30 – 2ª Sessão de Mesas-Redondas

Temas:

  • Léxico, Memória e Ensino/coordenadora: Profa. Dra. Márcia Suany Cavalcante (UEMASUL).
  • O léxico indígena no Português do Brasil: a língua como espaço de memória, com a Profa. Dra. Carmem Lúcia Reis Rodrigues (UFPA/campus Castanhal).
  • A visibilidade da cultura moçambicana no léxico de usos idiomáticos, com a Profa. Dra. Nancy A. Arakaki (IP/PUC/SP e UPM).
  • Léxico e proxêmica em contexto de pandemia, com a Profa. Dra. Maria Célia Dias de Castro (UEMASUL e UEMA).
  • Vozes negras na literatura feminina/coordenadora: Profa. Dra. Edna Sousa Cruz (PPGL em Letras/UEMASUL).
  • A violência na literatura cabo-verdiana escrita por mulheres, com a escritora e jornalista Dina Salustio (Cabo Verde).
  • Literatura feminina: escrita de resistência, com a Profa. Rute Chaves Pires (Mestra em Ciência da Literatura e Pesquisadora do Grupo de Estudos Literários e Imagéticos – GELITI/UEMASUL).
  • Narrativas de insubmissão e esperança em Conceição Evaristo, com a Profa. Eronilde dos Santos Cunha (Mestre em Teoria Literária e Pesquisadora do GELITI/UEMASUL).

15h45 às 18h – Comunicações e Encerramento

Outras datas:

– 02 de novembro de 2020: data limite para a confirmação de proposta de trabalho e divulgação da programação definitiva (com as propostas das inscrições confirmadas);

– 05 de novembro de 2020: efetivação da Jornada;

– 30 de novembro de 2020: data limite para o envio de textos completos para a publicação nos Anais e;

– 10 de dezembro de 2020: data prevista para a publicação on-line dos Anais (número suplementar da Revista Philologus).

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: mestradoletras@uemasul.edu.br.