fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Professor da USP ministrará conferência “Weber & CIA”

Por: Luciano Santos - UFMA

Na próxima quinta-feira, 12, às 18h, por meio do Google Meet, ocorrerá a conferência “Weber & CIA”, evento que será promovido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas das Formas Sociais (Gepfs) do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) e pelo Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA. A programação destina-se a estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais e demais interessados nessa atividade acadêmica, com emissão de certificados.

A conferência será ministrada pelo professor Leopoldo Waizbort, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP) e será abordada a discussão sobre o capitalismo feita por parte de Max Weber (1864-1920) e seus contemporâneos, indicando as principais linhas de força que pautaram o debate entre o início do século XX e a Grande Guerra. A realização do evento é uma reverência aos cem anos de falecimento de Weber, um dos teóricos fundadores da Sociologia.

“A ideia de discutir Max Weber é a nossa relação direta com a sociologia no sentido de que é um das disciplinas que nosso grupo de estudo discute e o autor tem a preocupação em definir a singularidade do ocidente moderno e formular uma explicação causal da gênese da sociedade ocidental, então nada mais nada menos de tratar o assunto sobre capitalismo, o sistema que vivemos hoje em dia para compreendermos essa dimensão até o período do começo da primeira Grande Guerra”, explicou o coordenador da conferência e professor do curso de Ciências Sociais da UFMA, José Alcântara.

As inscrições são feitas por meio do SIGEventos.