fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

PET-Saúde do Câmpus de Pinheiro realiza o I Encontro de Educação Interprofissional em Saúde

Por: Kelle Dias - UFMA

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) da UFMA do Câmpus de Pinheiro realizou, nos dias 5, 6 e 7, o I Encontro Nacional de Educação Interprofissional em Saúde, com o tema “Diálogos sobre práticas colaborativas”. O evento teve por objetivo promover o diálogo interprofissional e as práticas colaborativas, assim como permitir a integração entre os diferentes profissionais da saúde, além de potencializar as trocas de conhecimento e experiências para melhores e mais efetivas práticas de saúde.

O evento foi transmitido pelo Youtube e contou com a participação da pró-reitora de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra, no primeiro dia. Participaram também do encontro o vice-reitor da Universidade, Marcos Fábio Belo Matos; a coordenadora do Programa de Saúde Bucal do município de Pinheiro, Letícia Amorim; o coordenador do curso de Medicina do Câmpus de Pinheiro, Raimundo Nonato; e o coordenador do curso de Enfermagem do mesmo câmpus, Luís Fernando Bogéa. O encontro foi destinado aos docentes, discentes e profissionais da área da saúde.

O encontro começou com a roda interativa “Os espaços colegiados de discussão para o investimento em Educação Interprofissional (EIP) e o desenvolvimento de competências colaborativas”, conduzida pelos professores Marcelo Viana da Costa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); e Cristiano Gil Reis, da Universidade Federal do Acre (Ufac), com mediação da professora Sara Fiterman.

No segundo dia de evento, a programação da manhã contou com os minicursos “Como iniciar o trabalho interprofissional em uma nova equipe de trabalho”, ministrado pela professora Patrícia Soares; “A colaboração interprofissional como fundamento para o efetivo trabalho em equipe”, da professora Sally Monteiro; e “A importância da interprofissionalidade durante a pandemia da covid-19”, da médica Marina Joseph.

Na tarde do mesmo dia, a professora Marina Peduzzi ministrou palestra com o tema “A potência da educação interprofissional para o desenvolvimento de suas competências colaborativas e seus impactos para a integralidade da saúde”. Na sequência, a docente Cintia de Moraes trabalhou a temática “Acesso e acolhimento no cuidado pré-natal e ao puerpério: Uma atividade colaborativa”, e a professora Clélia Ferreira realizou a palestra “Prazer, sou um profissional de saúde! Diálogo sobre competências específicas”. O último dia do evento contou com apresentações de pôsteres, encerrando a programação.