fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

VIII Semana Internacional Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros começa amanhã

Por: Assessoria de Comunicação - UFMA

Com o tema “Cinema Africano e da Diáspora”, será realizado entre os dias 18 e 20 de novembro, a VIII Semana Internacional Interdisciplinar dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. O evento, que será transmitido pelo canal do Niesafro, no YouTube, contará com a presença de importantes cineastas, investigadoras e investigadores nacionais e internacionais.

Os debates terão como foco a produção cinematográfica africana e da diáspora. Entre os convidados estão a cineasta Juliana Vicente, um dos nomes mais reconhecidos do audiovisual no Brasil, diretora da série “Afronta” (Netflix) e fundadora/produtora da Preta Portê Filmes; a professora doutora Catarina Laranjeiro, pesquisadora do Instituto de História Contemporânea, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – Universidade Nova de Lisboa; o documentarista, pesquisador integrado do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia e professor auxiliar convidado do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e realizador de diversos documentários, entre os quais “Nu bai. O rap negro de Lisboa” (2007) e “Na Quinta com Kally” (2019), professor doutor Otávio Raposo.

O coordenador da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-brasileiros da UFMA, Rosenverck Santos, destacou que o evento faz parte do eixo interdisciplinar “Cinema Africano e da Diáspora” da Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. Segundo ele, durante o evento ocorrerão outras atividades como a Marcha Virtual para a Serra da Barriga; o lançamento do V.3, N.6 jul/dez. da Revista Kwanissa (Estudos africanos e afro-brasileiros) com a participação dos professores Natália Marques (Doctoral Candidate in Global & Sociocultural Studies at Florida International University, EUA), Grace Kelly Silva Sobral Souza e Thiago da Conceição Dias; o lançamento e discussão do documentário “Vozes negras por Palmares”, do professor Carlos Benedito Rodrigues da Silva, com a participação do cineasta e fotógrafo José Ribamar Pereira do Nascimento e com o lançamento do Livro “QUEM NÃO TEM É ESCRAVO DE QUEM TEM: migração camponesa e a reprodução do trabalho escravo contemporâneo”, do professor Sávio José Dias Rodrigues (LIESAFRO-UFMA), além de contar com a participação dos professores Carlos Rerisson Rocha da Costa e Ubiratane de Morais Rodrigues.

A professora Viviane Barbosa, organizadora do evento, enfatizou a importância da mesa-redonda CINEMA, ÁFRICA E EDUCAÇÃO, com a participação das pesquisadoras e professoras Jusciele Oliveira que abordará o cinema guineense de Flora Gomes e a professora Leide Ana Oliveira Caldas, que tratará da relação entre cinema, educação, resistência e identidade.

Para o professor Márcio dos Santos Rodrigues a importância da Semana Interdisciplinar é a socialização das discussões e aulas desenvolvidas na graduação. Ele agradeceu a participação do Centro Acadêmico Maria Firmina e dos núcleos e grupos de pesquisa da LIESAFRO envolvidos na organização: o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB-UFMA), o Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (NIESAFRO-UFMA), o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global da UEMA/UFMA (NEÁFRICA-UEMA/UFMA) e o Grupo de Estudos Movimentos sociais, questão social e identidades – (GEMS-QI/UFMA).

O professor Marcelo Pagliosa, um dos organizadores do evento, lembrou que o objetivo dessa atividade é propiciar a produção e a socialização do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar acerca do cinema africano e da diáspora, por meio de um diálogo crítico entre cineastas, acadêmicas e acadêmicos da área dos Estudos Africanos.

A VIII Semana Internacional é aberta ao público e as inscrições são gratuitas, com direito à certificação de 20 h. Para acessar a programação, realizar a inscrição e conhecer a biografia das personalidades que participarão do evento, clique aqui.