fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Pesquisas no Porto do Mocajutuba serão tema de roda de conversa do PET Comunidades Populares

Por: Allan Potter - UFMA

Desde o ano de 2017, o Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes Comunidades Populares da Universidade Federal do Maranhão desenvolve atividades na comunidade do Porto do Mocajutuba, zona rural do município de Paço do Lumiar. Para firmar as pesquisas desenvolvidas nesta região, o grupo realiza nesta sexta, a partir das 19h, via Google Meet, a roda de conversa “Experiências de pesquisas no Porto do Mocajutuba”.

A atividade será dividida em dois momentos. No primeiro, serão debatidos o
Documentário sobre o lixo na comunidade do Porto do Mocajutuba” e o “Documentário sobre o Festival do Caranguejo”, que contará com a participação de Anna Karina Silva Prazeres e David Barbosas Santos, ambos do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV pela UFMA. Este momento objetiva destacar as etapas de planejamento, gravação, edição (pós-produção) e resultados obtidos por meios destes documentários, além de explicitar sobre o projeto em desenvolvimento “Documentário na comunidade do Porto do Mocajutuba: um resgate histórico e de memória”, sob a orientação da professora do Departamento de Comunicação Social (DSC), Carolina Guerra Libério.

Já o segundo momento contará com a participação de Paloma Castro França, bacharela em Relações Públicas, e de Larissa Samantha Curvelo Pereira, bacharela em Economia, ambas formadas pela UFMA e egressas do PET Comunidades Populares. A sessão visa abordar as experiências desenvolvidas no Porto do Mocajutuba pelo grupo, destacando os tipos de pesquisas realizados, as atividades de extensão desenvolvidas, os trabalhos científicos escritos e apresentados em eventos do programa, tanto na esfera local, regional e nacional, além dos resultados obtidos por meio do olhar dos moradores.

Os interessados deverão acessar o convite da videoconferência no dia e horário da atividade. Outras informações podem ser obtidas por meio do Instagram do grupo, @petcomunidadespopulares.