fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Evento do Neabi vai debater lutas e resistência das minorias ontem e hoje

Estão abertas as inscrições nas categorias comunicação oral, relatos de experiência, oficinas, minicursos e ouvinte

Por: Assessoria de Comunicação - IFMA

Com o tema (Re)existências, lutas e diversidades: diálogos ontem e hoje, o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) vai promover, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro, o X Seminário de Encerramento do Mês da Consciência Negra do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e a IV Mostra de Pesquisa do Neabi/IFMA. O evento traz como pauta discussões em tempos de pandemia, propondo a Balaiada como fio condutor de um debate atual sobre raça, gênero, classe, desenvolvimento sustentável e meio ambiente, que se faz necessário e urgente, pensando as múltiplas estratégias de (re)existências de diferentes grupos sociais (negros, quilombolas, indígenas, mulheres, camponeses, homossexuais, etc.) em diferentes espaços de atuação (no cotidiano das comunidades, no campo e na cidade, na arte, na literatura, na música, na poesia, etc.)⠀

Em razão da pandemia de Covid-19, o evento será realizado virtualmente e terá como sede o Campus Coelho Neto. Em dezembro deste ano, mês em que será realizado, a Balaiada completa 182 anos. “Fazemos referência à Balaiada pensando nas diversas estratégias de (re)existências de diferentes grupos sociais que, mais do que nunca, precisam resistir em meio a um projeto político da atual conjuntura que vivemos, que se responsabiliza cotidianamente ao desmonte de todas as conquistas sociais e políticas no campo da cidadania no país. Sabemos que essas conquistas são oficialmente recentes na nossa história, mas são fruto de muitas, mas muitas lutas de grupos que são historicamente massacrados pelas elites políticas, econômicas e irresponsáveis desse país!”, destaca a professora Leide Ana Caldas, integrante da Comissão Organizadora do encontro.

Programação

Durante o evento, serão inúmeras mesas temáticas com palestrantes de diversas instituições todo o país. Veja algumas das mesas do evento:

  • Cultura negra e resistências: música, literatura e afrofuturismo;
  • Balaiada: (re)existências, diálogos ontem e hoje;
  • Direitos humanos, igualdade e diversidades: lutas sociais e (re)existências;
  • Gênero, raça, identidade e movimentos sociais: quebradeiras de coco e quilombolas no Maranhão contemporâneo;
  • Cinema negro;
  • Aquilombamentos contemporâneos: educação, mídias sociais e feminismo negro;
  • As relações étnicorraciais na Educação de Jovens e Adultos.

Serão realizados também diversos simpósios temáticos, minicursos, oficinas, além de lançamentos de livros com os mais variados temas relacionados ao Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas. Dentre alguns deles estão: literatura afro, cinema, educação, grafite, combate ao racismo, etnografia, cultura afro, escravidão e resistência, estudos periféricos e de gênero e muito mais.

Confira a programação completa.

Inscrições

Estão abertas as inscrições para a comunidade em geral de acordo com a modalidade escolhida pelo participante:

1 – Comunicação Oral em Simpósios Temáticos: até 01 de dezembro;

2 – Relatos de Experiências na IV Mostra de Pesquisa NEABI: até 01 de dezembro;

3 – Participação em Minicursos e Oficinas: até 07 de dezembro;

4 – Ouvintes: até dia 11 de dezembro (último dia do evento).

Para cada modalidade, o participante deve observar cuidadosamente o passo a passo de inscrição também disponível no site do evento.

Tutorial para inscrições nas atividades do evento

1 – Fazer sua inscrição individual no evento via plataforma Doity;

2 – Depois de confirmada sua inscrição individual, clique em “Submissão de trabalho”;

3 – Escolha a opção de interesse:

  1. a) Comunicação em Simpósio Temático;
  2. b) Apresentação de Relatos de Experiência na IV Mostra de Pesquisa Neabi;
  3. c) Minicurso/Oficina;
  4. d) Ouvinte.

4 – Submeta o que é necessário para a modalidade escolhida (veja o regulamento e template de cada um) e clique em “Submeter Trabalho”.

Concurso para criação da identidade visual do evento

As atividades do Seminário foram abertas com a participação de alunos matriculados e egressos do IFMA Campus Coelho Neto, que participaram do I concurso para criação de identidade visual Neabi. Os discentes usaram toda a sua criatividade e produziram desenhos artísticos com o tema da proposta. Todos passaram pelo crivo de uma comissão avaliadora, composta por servidores de diversas áreas do Campus Coelho Neto. O concurso apresentou-se como forma de estímulo à criatividade e à habilidade artística dos alunos e alunas da unidade e foi um sucesso. A comissão avaliadora utilizou os seguintes critérios:

(1) Aspectos técnicos estéticos;

(2) Originalidade.

(3) Composição de acordo com o tema.

O desenho vencedor foi o de Danilo Bradley Ferreira de Sousa, estudante do 3º ano do curso técnico integrado em Informática. Sua produção artística foi consagrada como arte oficial do X Seminário de Encerramento do Mês da Consciência Negra do NEABI/IFMA campus Coelho Neto: (Re)existências, lutas e diversidades: diálogos ontem e hoje. Confira todos os desenhos na galeria do site do evento. A premiação ao vencedor acontecerá durante a realização do evento.

O evento do NEABI IFMA conta com o apoio e parceria da Associação de Profissionais de História (ANPUH) Seção Maranhão, Núcleo Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (Niesafro) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre África e o Sul Global (NeÁfrica), grupo vinculado à UFMA e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

%d bloggers like this: