fbpx

S. H. Comunicação – Seu evento científico está aqui

Pós-Graduação em Química da UFMA promove webinário em cooperação internacional com Madrid

Por: Daphne Ramos e Hugo Rayol/AGEUFMA

A Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização (AGEUFMA) informa que o Grupo de Pesquisa em Materiais Híbridos e Bionanocompósitos do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQuim – UFMA) promoverá o I Webinar em cooperação internacional UFMA-UFPI-UNIARA (Brasil)/Madrid (Espanha) intitulado “Photocatalysis: from materials synthesis to environmental remediation”. O evento ocorrerá nos dias 2, 3 e 10 de dezembro de 2020, com início às 13h (horário de Brasília), e contará com três palestras.

A coordenadora do projeto no Brasil é a professora Dra. Ana C. S. Alcântara, da Universidade Federal do Maranhão. Na Espanha, país parceiro, o projeto é coordenado pela Dra. Margarita Darder, do Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid.

As palestras pretendem apresentar uma visão geral da importância de processos fotocatalíticos na degradação de poluentes no meio ambiente, confira a agenda:

• 02/12/2020: a primeira palestra terá o tema “Structured semiconductors in photocatalysis”, que trata do foco na síntese de semicondutores como fotocatalisadores e fornecerá uma visão geral dos semicondutores estruturados usados na fotocatálise e no estudo para melhorar seu desempenho fotocatalítico. Será ministrada pela professora Carolina Belver, da Universidad Autónoma de Madrid;

• 03/12/2020: a segunda palestra terá o tema “Organic dye sensitizers for solar photocatalysis” e discutirá sobre otimização por integração de corantes orgânicos para permitir seu desempenho sob irradiação solar, com uma visão geral dos diferentes sensibilizadores de corantes orgânicos usados em fotocatálise solar. Será ministrada pela professora Eva María García Frutos, do Instituto de Ciencia de Materiales de Madrid (ICMM), CSIC;

• 10/12/2020: a terceira e última palestra terá o tema “Photocatalytic systems for water purification”, que debaterá sobre a implementação em reatores que permitem sua aplicação na purificação de água, descrevendo o nível de habilidade em sistemas fotocatalíticos para purificação de água em escala de laboratório para planta piloto ou instalações de demonstração. Será ministrada pelo professor Jorge Bedia, da Universidad Autónoma de Madrid.

O evento é totalmente gratuito, e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico.

%d bloggers like this: